Ao Conhecer Ouro Preto N O Deixe De Conhecer O Teatro Municipal De Ouro Preto Que Mant M
Inaugurada em 1770, considerado o teatro mais antigo da América do Sul, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, a Casa da Ópera de Vila Rica (sua antiga denominação), foi construída pelo coronel João de Souza Lisboa que esteve à frente da Casa da Ópera enquanto vivo, contratando atores em Sabará e no Tijuco, relacionando nomes de personalidades influentes, intelectuais, militares e políticos, capazes de prestigiá-lo em momentos decisivos, preocupando-se com a pintura e a decoração do prédio. Lisboa destaca e valoriza o fato inovador de haver substituído os homens travestidos de mulheres por atrizes..
Edifício de fachada despojada onde os cheios predominam o vazio, lembra a austeridade da arquitetura civil da época, quem visita hoje o Teatro Municipal de Ouro preto (antiga Casa da Ópera), parece ainda tomá-lo de uma atmosfera de envolvimento, de impacto dramático.
Seu interior, também acanhado, ao longo de sua história, sofreu inúmeras reformas, sendo a mais significativa em 1882, quando a estrutura das quatro ordens de camarotes foi alterada , adquirindo a forma de ferradura e recebendo piso em declive, mas todas as mudanças foram feitas para adaptá-lo ao conforto que era exigido no século XIX.
Quem freqüenta o teatro hoje em dia, percebe o clima barroco dos primeiros espetáculos que era o ambiente propício de seus primeiros freqüentadores e seus primeiros espetáculos, mas com uma analise mais apurada consegue encontrar resquício do rococó e até certo classicismo.
Endereço : Teatro Municipal Casa da Ópera / Rua Brigadeiro Musqueira S/N – Centro / Ouro Preto, MG / CEP: 35400-000 http://www.ctac.gov.br/tdb/portugues/index.asp http://mondego.com.br/teatro-municipal-de-ouro-preto/ http://www.ctac.gov.br/tdb/portugues/teatro_ouropreto2.asp http://www.ceart.udesc.br/ppgt/urdimento/2004/urdimento_6-67-80.pdf