Objetivos gerais
Objetivos Gerais e Específicos
A elaboração de um plano de treinamento requer inicialmente a formulação de objetivos, que podem ser classificados em gerais e específicos. Os gerais referem-se àquilo que o treinando será capaz de fazer após ter participado do treinamento. Os específicos são utilizados para identificar os comportamentos esperados do treinando ao final de cada uma das unidades do curso.
A operacionalização dos objetivos
Para os objetivos específicos serem mais úteis convém que sejam operacionalizados, devem ser expressos em termos claros, precisos e indicar o desempenho esperado de cada treinando. Por isso, cuidado com as palavras, use os verbos corretos, que indiquem ação e possibilite poucas interpretações, como exemplo: definir, citar, identificar, etc.
Classificação dos objetivos
Os objetivos do treinamento podem referir-se a conhecimentos, habilidades ou atitudes. Os referentes a conhecimentos envolvem o desenvolvimento de capacidades intelectuais, tais como memorização, compreensão, analise, síntese e os verbos utilizados são identificar, listar, citar e outros. Os referentes a habilidades enfatizam atividades neuromuscular, os verbos utilizados são datilografar, recortar, escrever, digitar e outros. Os referentes a atitudes, referem-se à disposição para agir em relação a determinado objetivo, pessoa ou situação, por serem difíceis de operacionalizar costumam aparecer com menos freqüência, mas são importantíssimos para curso de relações interpessoais, liderança. Os verbos utilizados são: atender, aceitar, responder e outros.
CONTEÚDO
O conteúdo para um treinamento se deriva dos objetivos deste treinamento, sempre observando as seguintes características: - Validade: O conteúdo tem que ser atualizado, ou seja, não estar em desuso no tipo de informação a ser passada. - Significação: Estar relacionado com experiências pessoais do treinando. - Flexibilidade: