Investimento
investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infraestrutura) ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros.
O investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques.
O investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, depreciação de equipamentos e instalações. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.
"Investimento" também pode referir-se à compra de ativos financeiros (ações, letras de câmbio e outros papéis).
TIPOS DE INVESTIMENTOS
O s tipos de investimentos dividem – se em três categorias:
Investimento Público – não tem objetivo de gerar retorno monetário e sim social.
Exemplos: hospitais ,escolas redes de saneamento básico etc.
Investimento Privado: Recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas,
A fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista.
Exemplo: Fabrica, empresa de prestação de serviços, shopping
Investimento Misto: São recursos disponibilizados em parte dos governos ou entidade publica em parte de pessoa jurídica ou física de direito privado.
Exemplo: Petrobrás e o Banco do Brasil .
A IMPORTANCIA DOS INVESTIMENTOS
Investimento é fundamental para a econômica de qualquer país.
Para economia crescer é necessário aumentar a produção das fabricas, empresas,fazendas das unidades produtivas o que se mede pelo PIB.
Uma vez que as unidades produtivas tem capacidade de produção limitada, ou seja ,não podem produzir mais do que a capacidade de suas maquinas e