Curso livre de teologia
Gilmar Pereira Ramos
Prof.º Francisco Adão da Silva
Instituto Teológico Quadrangular (ITQ) – Anápolis-GO
Curso Livre (Teologia) – M.T.A
11/04/11
RESUMO
O conceito de ciência e de conhecimento, bem como as características dos diversos tipos de conhecimento existentes (Conhecimentos: Popular, Científico, Filosófico, Religioso, Artístico e Técnico). A definição de pesquisa e pesquisador, a importância dessa relação, e a necessidade do espírito científico e da ética para o desenvolvimento das pesquisas. O conceito de metodologia e os tipos de métodos (indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico), os quais constituem-se a linha de raciocínio a ser utilizados na condução da pesquisa.
PALAVRAS-CHAVES
Pesquisa – Conhecimento – Métodos
1 INTRODUÇÃO
A Metodologia da Pesquisa ensina como desenvolver trabalhos teológicos. Podemos perguntar, qual a finalidade de aprender métodos científicos se a proposta do curso é teológica. Essa questão será esclarecida na media em que você compreender como os passos propostos pela ciência podem ser úteis para pesquisas dentro do Reino de Deus.
2 MÉTODO E CIÊNCIA
A evolução da ciência se deu com a evolução da inteligência humana, que passou do medo do desconhecido ao misticismo, numa tentativa de explicar os fenômenos através do pensamento mágico, das crenças e das superstições e, finalmente, evoluiu para a busca de respostas através de caminhos que pudessem ser comprovados. Desta forma, nasceu a ciência metódica, que procura sempre uma aproximação com a lógica. O ser humano é o único animal na natureza com capacidade de pensar. Esta característica permite que os seres humanos sejam capazes de refletir sobre o significado de suas próprias experiências. Assim sendo, é capaz de novas descobertas e de transmiti-las a 3 seus descendentes. O desenvolvimento do conhecimento humano está intrinsecamente ligado à sua característica de viver em grupo, ou