OBJETIVO E METODOLOGIA
Objetivo Geral
Pesquisar as principais causas do absenteísmo por motivo de doença no Parque de Máquinas da Prefeitura Municipal de Cruz Alta durante o período de 2013/2014.
Objetivos Específicos
a) Coletar dados de licenças por motivo de doença referentes ao setor do Parque de Máquinas da Prefeitura Municipal de Cruz Alta, com detalhamento de sexo, idade, função, CID e tempo de afastamento no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2014;
b) Identificar qual cargo é mais afetado pelas doenças no trabalho;
c) Verificar junto ao coordenador do Parque de Máquinas se existe alguma ação direcionada em relação ao absenteísmo, tanto no setor quanto na instituição.
METODOLOGIA
Delineamento da pesquisa
Quanto à abordagem, caracteriza-se como quantitativa, uma vez que o objetivo será descobrir quantas pessoas compartilham uma característica ou um grupo de características. A pesquisa quantitativa tem o intuito de medir opiniões, atitudes e preferências, sendo utilizada para determinar o perfil de um grupo de pessoas, através de características comuns que elas possuem (MORESI, 2003).
Em relação aos objetivos, caracteriza-se de natureza descritiva, pois descreverá as características relacionadas ao absenteísmo e de acordo com Gil (2010) as pesquisas descritivas visam à descrição das características de determinada população ou fenômeno, e têm por objetivo levantar as atitudes de uma população. É, ainda, uma pesquisa documental, pois se utilizará de dados arquivados localizados no sistema de dados da prefeitura.
Ainda, a pesquisa possuíra também um viés qualitativo que segundo Godoy (1995) não tem a intenção de numerar ou medir os eventos estudados e por isso, não emprega instrumentos estatísticos na análise dos dados. Ela envolve dados descritivos sobre pessoas, lugares e processos interativos por meio do contato direto entre o pesquisador e a situação estudada.
Amostra A amostra será representada pelo total de pessoas que se afastaram por motivo de doença.