Correlação entre tipos de metodologia, objetivos e abordagem da pesquisa
A pesquisa-ação, por sua vez, pressupõe uma investigação social com base empírica de estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo, no qual pesquisador e participantes estão envolvidos de modo cooperativo, caracterizando uma pesquisa descritiva e exploratória. Fundamentada no aprofundamento da compreensão de um grupo e, ao mesmo tempo, baseada na coleta de dados, pode apresentar abordagem qualitativa e/ou quantitativa.
Já o processo de modelagem e simulação, por ser uma pesquisa envolvida com a construção e manipulação de um modelo operacional, necessitando de uma descrição desse processo para posterior explicação do sistema envolvido, é fundamentalmente uma pesquisa descritiva e explicativa. No que diz respeito à sua forma de abordagem, expressamente objetiva e precisa, pode-se dizer quantitativa, mas, considerando-se o ideal de melhorias no projeto, também apresenta uma linha qualitativa.
O estudo de caso, caracterizado como um estudo de uma entidade bem definida, visa conhecer o como e o porquê de uma determinada situação, que se supõe ser única em muitos aspectos, de acordo com uma perspectiva interpretativa, procedimento útil em pesquisas exploratórias, descritivas e explicativas. Tipicamente qualitativa, não se preocupa tanto com representatividade numérica, mas com o aprofundamento da compreensão do objeto ou fenômeno de estudo.
Há ainda a pesquisa experimental, que seleciona grupos de assuntos coincidentes, submetidos a tratamentos variados, para verificar as variáveis estranhas e