Objetivo de pesquisa
O Filme retrata os caminhos que Freud percorreu no decorrer de sua carreira. São mostrados as descobertas que teve com as próprias experiências pessoais.
O filme começa com Freud internando uma pessoa com histeria, e ele não concorda com os demais médicos. A histeria é uma psiconeurose cujos conflitos emocionais inconscientes surgem na forma dissociação mental ou como sintomas físicos.
Charcot, neurologista francês, emprega a hipnose para estudar a histeria, e demonstrou que ideias mórbidas podiam produzir manifestações físicas. Freud, em colaboração com Breuer, começou a pesquisar os mecanismos psíquicos da histeria e agregou em sua teoria que essa neurose era causada por lembranças reprimidas, Freud ganhou uma bolsa para estudar com Charcot. Logo na primeira oportunidade Freud vê Charcot fazer um teste com dois histéricos, e usando a hipnose ele faz com que os histéricos eliminem seus problemas causados por traumas e depois fez eles terem outros problemas de histeria, apenas dando ordens enquanto os mesmos estavam hipnotizados.
Freud dizia em palestra que a mente pode ser controlada pelo insconsciente. Ele e Brauer conversam com uma jovem hipnotizada, que conta os relatos ao tempo que teve o trauma, em que seu cãozinho bebia água no copo. Logo após exteriorizar sua irritação reprimida de nojo, pediu água, e enquanto toma a agua volta ao normal e pode ter um cão ao seu lado.
Freud conversa com um jovem que diz em hipnose que mataria seu pai pelo fato de ele amava a própria mãe. Com isso Freud descobre o Complexo de Édipo.Freud começa a ter sonhos estranhos e começa a pensar no significado dos sonhos para mais tarde criar a Teoria dos Sonhos.
Freud cria uma teoria sobre neurose, esta teoria se baseia que todos os traumas são ligados a sexualidade. Brauer começa a acreditar que a teoria da sexualidade é causa da histeria.
Num conselho com alguns médicos, Freud começa a expor que a criança não tem consciência sexual e frisa isso como