Fichamento Objetivos da Pesquisa Antropológica
Neste texto, Boas traz uma discussão a respeito da pesquisa antropológica contrapondo com cita a importância dos estudos dos biólogos em torna da questão da origem do homem e também a tentativa de explicar as diferentes, ”raças”, etnias, culturas em torno do mundo. Neste texto ele fala das diferentes áreas do conhecimento e ressalta também a questão da alteridade nessas outras áreas de conhecimento para pensar a diversidade cultural. Segundo ou autor: “A ciência antropológica desenvolveu-se a partir de várias origens distintas. Numa época antiga, os homens estavam interessados em países estrangeiros e nas vidas de seus habitantes” (p.87 ). Ele ressalta os estudos desenvolvidos pelos biólogos até então para tentar entender essa diversidade: “Os biólogos passaram a dirigir seus estudos no sentido de compreender as variedades das formas humanas”. (p.87).
E segundo ele, os pesquisadores começaram a se interessar mais e a ter maior estímulo para desenvolver pesquisas em torno deste assunto após as interpretações de Darwin.
“...quando as interpretações de Darwin sobre a instabilidade das espécies foram aceitas pelo mundo científico. O problema da origem do homem e de seu lugar no reino animal tornou-se o principal objeto de interesse.” (p.87).
Também analisa os estudos posteriores sobre a hereditariedade e da mutação em relação a raça.
"Finalmente, a sociologia, a economia, a ciência política, a história e a filosofia descobriram que vale a pena estudar as condições entre povos alienígenas, de modo a lançar luz sobre nossos processos sociais modernos.” (p.88). Boas, vai demonstrar que quando surge à união das ciências para tentar explicar esses fenômenos, o que posteriormente viria a ser a Antropologia, ele vai afirmar que o material para o estudo e desenvolvimento da