Objetivo da Econimia
Estudar a fase material do processo econômico, os resultados do trabalho social e a distribuição da riqueza. Além disso, estuda ainda a administração dos recursos escassos, buscando compatibilizá-las com as necessidades ilimitadas da sociedade.
Um dos entendimentos da economia é administra um lar, com isso é preciso alocar seus recursos a sua diversa membros, levando em consideração os habitantes, os esforços e desejos de cada um.
Podemos afirmar que a escassez é a natureza limitada dos recursos da sociedade.
As necessidades humanas são muitas e elas de deparam com uma escassez de recursos capaz de satisfazê-las.
A escassez de recursos significa que nem todas as necessidades poderão ser satisfeitas com os recursos existentes.
Estamos falando aqui de produção (com recursos escassos) e de consumo (satisfação das necessidades existentes).
Vimos que os princípios de coordenação associam a produção e o consumo e, dessa forma, proporcionam uma solução para o dilema entre um grande número de necessidades e a inexistência de recursos para satisfazer todas essas necessidades.
Formas de solução do dilema: os padrões da autarquia e da centralidade
Os padrões institucionais da Autarquia (domesticidade) e da Centralidade (redistribuição) resolvem o dilema por meio da existência de um comando superior que decide como a riqueza produzida será distribuída entre os que participaram da produção.
No caso das famílias, são seus chefes que irão decidi-lo.
No caso das sociedades serão os chefes das tribos, os senhores feudais ou ainda, nas sociedades contemporâneas, a sociedade civil, através do Estado.
NECESSIDADES HUMANAS
As necessidades humanas podem ser divididas em
Individuais
Corporais
Absolutas (fisiológicas)
Relativas (sociais)
Espirituais
Luxo ou consumo suntuoso
Coletivas
As necessidades coletivas são aquelas derivadas da vida em comunidade e que somente podem ser satisfeitas pela colaboração de toda a comunidade.