Neoliberalismo
O que é?
É a retomada dos valores e ideais do Liberalismo político e econômico que nasceu do pensamento iluminista e dos avanços da economia, decorrentes da Revolução Industrial do final do sec. XVIII, com a adequadação necessária à realidade política, social e econômica de cada nação em que se manifesta.
Motivos/Contextos:
Manifestou-se durante a grande depressão da década de 1930, quando defendeu e implantou a intervenção do estado na economia para amenizar os efeitos sociais da crise econômica.
Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defenderam a não participação do estado na econimia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio, pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
Consequências:
Esta prática seria fundamental para movimentar a economia e, consequentemente, gerar melhores empregos e melhores salários. Houve ainda uma série de recomendações especialmente dedicadas aos países pobres, as quais reuniam: a redução de gastos governamentais, a diminuição dos impostos, a abertura econômica para importações, a libertação para entrada do capital estrangeiro, privatização e desregulamento da economia.
O objetivo do Consenso de Washington foi, em certa medida, alcançado com sucesso, pois vários países adotaram as proposições feitas. Só que muitos países não tinham condições de arcar com algumas delas, o que gerou uma grande demanda de empréstimos ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Logo criava-se todo um sistema de privilégios para os países desenvolvidos, pois as medidas neoliberais eram implementadas sob o monitoramento do FMI e toda essa abertura econômica favorecia claramente aos países ricos, capazes de comprar as empresas estatais e de investir denheiro em outros mercados. Por outro lado, o argumento de defesa do Neoliberalismo diz que a abertura econômica é benéfica porque força a modernização