Objetivo central da formação dos Professores
As perguntas feitas no começo do texto, nos faz refletir se realmente os professores de hoje são profissionais reflexivos ou devem ser.
O autor apresenta dez motivos ligados, de forma desigual, ás revoluções e as ambições recentes dos sistemas educativos, na qual podemos esperar por uma prática reflexiva.
1º Compensar a superficialidade de formação profissional.
Nos países desenvolvidos, os professores têm um domínio dos conteúdos a serem ensinados. Pois, o professor sempre deve procurar saber a cada dia mais e é com os erros que, ele adquire conhecimentos e procurar aprender para não cometer os mesmos erros. Podemos dizer que o professor aprende com suas experiências. Para o professor saber refletir sobre sua prática, é preciso que ele domine instrumentos gerais de análise objetiva e conte com um treinamento sobre o pensamento abstrato. E uma formação em pesquisa pode, preparar uma prática reflexiva. Para os professores do ensino médio e do ensino fundamental, o nível de formação não é regra, pois em muitas partes do mundo, não se pode contar com longos períodos de estudos como meios para desenvolver uma prática reflexiva. O professor só reflete sobre sua prática, quando lhe parece algum problema para ser resolvido, mas ele só reflete até achar solução de seus problemas. Mas é preciso fazer com o que os professores reflitam sobre uma prática que tenha uma abordagem sistêmica, que considere as necessidades dos alunos e de uma preocupação que procure democratizar o acesso aos saberes. Uma pratica que faça o professor identificar os alunos “menos dotados” para que ele os ignore e os alunos menos cooperativos para que ele neutralize. Há professores que só refletem quando há necessidade e depois abandonam o processo de questionamento quando se sentem seguros não são profissionais reflexivos.
2ºPropiciar a acumulação de saberes provenientes da experiência
Nem sempre as