Obeso cardiopata: principais cuidados de enfermagem
Acadêmica: Esthela M. de Oliveira1 Orientadora: Karisa S. Nakahata2
Resumo
A obesidade é diagnosticada quando o índice de massa corpórea é maior que 30kg/m2 e existe uma correlação entre o aumento desse índice, com o aumento do risco de doenças cardiovasculares. O excesso de peso e tecidos adiposos sobrecarregam o coração, devido ao acúmulo de gordura no sangue. Existe uma dificuldade de identificação das principais cardiopatias presentes em pacientes obesos, ao exame físico e clínico pelo excesso de massa, assim como seus cuidados. Através de uma revisão bibliográfica, o trabalho apresenta os principais diagnósticos de enfermagem e seus respectivos cuidados, que devem ser aplicados visando a orientação para a conscientização da diminuição da ingestão de alimentos gordurosos e com excesso de sal, medidas de observação da vascularização periférica e central.
Descritores: Obesidade, doenças cardiovasculares, cuidados de enfermagem, diagnóstico de enfermagem
(1) Graduanda do Curso de Enfermagem da Universidade de Santo Amaro (UNISA) – theo_sap@yahoo.com.br
(2) Enfermeira Especialista em Cardiologia e Docente em Enfermagem na Saúde do Adulto na Universidade de Santo Amaro (UNISA).
1. INTRODUÇÃO
A evolução da tecnologia nos trouxe conforto e velocidade para a informação, porém com toda essa modernidade surgiram novos problemas de saúde. A obesidade está em destaque e é de grande importância, pois vem afetando principalmente os países desenvolvidos e crescendo em massa nos países em desenvolvimento. A obesidade influencia vários sistemas, entre eles um dos mais afetados é o cardiovascular, ocasionando assim não só um excesso de peso, mas também um risco eminente de problemas no coração e a rede vascular em geral. Pessoas obesas são aquelas com um excesso de gordura corporal de 20%, comparado aos níveis desejáveis de peso e altura para cada sexo trazendo