Reabilitação cardíaca
CENTRO DE CIENCIAS DA SAUDE E DO ESPORTE
BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PEDAGOGIA DO EXERCÍCIO
DOENÇAS CARDIOVASCULARES E EXERCÍCIOS FÍSICOS
Clara Knierim Correia
Flávia Aguiar
Guilherme Ribeiro
Lílian Costa
Sofia Mendes
Florianópolis, abril de 2014
Sumário
1. Introdução
As doenças relacionadas ao coração estão se tornando cada vez mais presentes na população mundial. Existem inúmeros motivos para a ocorrência desse tipo de doença (WORLD HEART FEDERATION, 2014). A prática de atividades física é recomendada para essa população especial, de forma especifica e segura (CORAÇÃO ALERTA, 2014). Este presente trabalho irá relatar as causas de problemas cardíacos, as prevenções, exercícios físicos específicos, programas de apoio a essa população, curiosidade e principalmente a importância do profissional de Educação Física agindo com os cardiopatas.
2. Desenvolvimento
Cardiopatas são pessoas portadoras de cardiopatias, ou seja, possuem alguma doença cardiovascular ou que afetam diretamente o próprio coração. Há vários tipos de cardiopatias, dentre elas a cardiopatia reumática, doença cardíaca hipertensiva, isquemia do coração, acidente vascular cerebral ou doença cardíaca inflamatória (WORLD HEART FEDERATION, 2014).
As causas dessas doenças podem ser várias, sendo obesidade, diabetes, hipertensão, histórico familiar ou sedentarismo, em que esse ultimo o mais influente. (WORLD HEART FEDERATION, 2014). A forma patológica mais comum para o acontecimento da doença é a aterosclerose. Quando a aterosclerose inicia na adolescência, pode gerar o entupimento de vários vasos circulatórios, gerando um acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, etc. (BOTREL et al., 2000)
Algumas formas de prevenção é a mudança para um habito saudável de vida, como mudar alimentação e a pratica de atividades