mas por ao mesmo tempo oferecerem explicações de alguns fenômenos naturais
Curso Técnico em Enfermagem
Tema: Dengue, Leptospirose e Erisipela
Nome: _____________________________________________________________________
Nome: _____________________________________________________________________
Turma: 755/756
Professora: Isa Bonfim
DENGUE
O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas. Existem 4 tipos diferentes desse vírus: os sorotipos 1, 2, 3 e 4. Todos podem causar as diferentes formas da doença. Causas
A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. A transmissão se dá pelo mosquito.
A fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito da dengue adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, para a doença se manifestar, sendo mais comum cinco a seis dias para a doença se manifestar.
Sintomas
A grande maioria das infecções é assintomática. Quando surgem, os sintomas costumam evoluir em obediência a três formas clínicas:
a) Dengue clássica Nos adultos, a primeira manifestação é a febre alta (39º a 40º), de início repentino, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo
(exantema) e coceira. Nas crianças, o sintoma inicial também é a febre alta acompanhada apatia, sonolência, recusa da alimentação, vômitos e diarreia.
b) Dengue hemorrágica As manifestações iniciais da dengue hemorrágica são as mesmas da forma clássica.
Entretanto, depois do terceiro dia, quando a febre começa a ceder, aparecem sinais de hemorragia, como sangramento nasal, gengival, vaginal, rompimento dos vasos superficiais da pele (petéquias e hematomas), além de outros.
c) Síndrome do choque associado à dengue O potencial de risco é evidenciado por uma das seguintes