Obesidade
DISCIPLINA: QUÍMICA
PROFESSORA: ROSEMEIRE
ANDRE TRINDADE E LUCAS SANTOS
FEIRA DE QUÍMICA
OBESIDADE
MOGI DAS CRUZES,
2014
CENTRO EDUCACIONAL SESI 413
ANDRE TRINDADE E LUCAS SANTOS
FEIRA DE QUÍMICA
OBESIDADE
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota aprobatória na disciplina de Química da instituição SESI unidade 413, sob plena orientação da professora: Rosemeire
MOGI DAS CRUZES,
2014
“O começo de todas as ciências é o espanto de as coisas serem o que são”. (Aristóteles)
SUMÁRIO
O que é Obesidade?
A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usado pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.
Tipos de Obesidade
Umas das características mais sobressalentes do ser humano é a fome, ou seja a necessidade de adquirir recursos alimentícios que satisfaçam sua necessidade de absorção de energia e nutrientes, bem como toda a esfera de prazer que envolve a degustação através do paladar.
O ser humano possui vários tipos de fome - a da alma, a da mente e a do corpo - e a partir delas poderá aparecer a obesidade. A obesidade pode ser decorrente do excesso de cada uma das fomes citadas.
Em primeiro lugar existe uma obesidade genética que atinge apenas de 2 a 4% da população, ou talvez até menos que isso. Este tipo de obesidade deve ser tratado por médicos especialistas em endocrinologia, pois desde criança a pessoa apresenta distúrbios no seu metabolismo que são inerentes à sua carga genética herdada de seus pais.
Obesidade nutricional - Esse tipo de obesidade se deve à ingestão de alimentos sem valor