Obesidade
Esse trabalho vai dar informações sobre a obesidade. Consequências que causa ao adulto e a criança (em casos de obesidade infantil), causas, obesidade infantil, etc.
Obesidade
A obesidade é uma doença crônica multifatorial na qual a reserva de gordura do corpo aumenta até o ponto de causar doenças sérias.
Doenças causadas pela obesidade
Cada vez mais a obesidade se torna um problema mais sério, e não para de aumentar. O excesso de peso causa várias doenças, em particular doença cardiovascular, diabetes mellitus tipo 2, apneia do sono e osteoartrite. Também pode ser causado, pelo aumento das células adiposas, doenças mais sérias ainda como diabetes, câncer e hepatite.
Além dessas doenças, a obesidade pode causar também:
- Hipertensão;
- Trombose;
- Depressão;
- Asma;
- Infertilidade e gravidez de risco;
- Colesterol alto;
- Neoplasia.
As causas
Algumas pesquisas já revelaram que o aumento da obesidade nos últimos 25 anos teve como principal causa o consumo excessivo de nutrientes combinado com crescente sedentarismo. Outros fatores que vêm causando esse aumento são o estresse e a falta de sono.
Além disso, algo que pode gerar obesidade é a genética. O desequilíbrio metabólico, por exemplo, que é resultado da combinação tanto de fatores ambientais quanto genéticos. Vários genes que controlam apetite e metabolismo podem causar obesidade, em caso de qualquer descontrole ou deficiência. A obesidade também pode ser causada por outros motivos como doenças físicas e mentais, substâncias farmacêuticas, e em alguns casos, bactérias.
Epidemiologia
Segundo um estudo realizado pela OMS em 2005, atualmente cerca de 500 milhões de adultos são obesos. Algo crítico pois é uma boa parte da população do mundo.
Obesidade Infantil
A obesidade infantil de acordo com a Organização Mundial de Saúde, um dos problemas de saúde pública mais graves do século XXI. Em 2010, havia 42 milhões de crianças com sobrepeso em todo o mundo, das quais