OBESIDADE INTERFACES COM A DIABETES
CAMPUS AVANÇADO “PROFª Mª ELISA DE A. MAIA – CAMEAM
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – CEF
OBESIDADE INTERFACES COM A DIABETES
PAU DOS FERROS/RN
NOVEMBRO 2010
INTRODUÇÃO
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que o Brasil tenha entre 10 e 15% de pessoas com algum tipo de deficiência. De acordo com o IBGE (2000) o percentual seria de 14,5%.
A lei 7.853, no art.3º considera deficiência “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.
A diabete e a obesidade são consideradas um tipo deficiência, por se de anormalidades de uma função fisiológica. Cnop (2002) apud Silveira (2003) nos diz que indivíduos com sobrepeso ou obesidade têm um aumento significativo do risco de desenvolverem diabetes, risco este cerca de 3 vezes superior ao da população com peso considerado normal. Diante dessa realidade nos indagamos de quais interconexões existem entre obesidade e diabetes?
Sabemos que a educação é um dos alicerces essências para nossa vida por transmitir e ampliar a cultura, estender a cidadania, construir saberes para o campo profissional. Segundo BRASIL (2001) o desempenho dessa função transformadora social que visa a construção de um mundo melhor para todos a educação escolar tem uma função clara em relação à diversidade humana:trabalhar como fator de crescimento de todos no processo educativo.Se o nosso sonho e o nosso empenho são por uma sociedade mais justa e livre, precisamos trabalhar desde da escola o convívio e a valorização das diferenças, base para uma verdadeira cultura de paz. Dentro dessa perspectiva pretende-se com este estudo adquirir conhecimentos necessários a cerca das necessidades especiais, de modo especifico da diabetes e da obesidade, viabilizando