Oa sons do cotidiano - inserindo a música nas escolas
Inserindo a música nas escolas
Compartilhe
CONTEÚDO
■ Escuta atenta dos sons do cotidiano (inclusive o silêncio)
■ Conceitos musicais (timbre, altura, duração, intensidade e ritmo)
■ Funcionamento dos instrumentos musicais
■ Mecanismos de propagação sonora e acústica dos materiais.
Músicas regionais e de tradição oral
Músicas Populares Brasileiras de boa qualidade
ANOS 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
TEMPO : durante o ano letivo
OBJETIVO
Desenvolver a acuidade auditiva nas crianças e colocá-las em contato com o sistema de produção de sons
Despertar na criança o bom gosto pela música, mostrando a ela diferentes gêneros musicais que não são veiculados pela mídia .
MATERIAL NECESSÁRIO
Aparelho de som, instrumentos musicais, caixas de papelão, pedras, conchas, talheres, pregos, tubos de papelão, bambu, garrafas de vidro e garrafões de água , CDs, DVDs, entre outros.
DESENVOLVIMENTO
■1ªetapa
Reserve duas aulas para as crianças ouvirem atentamente os sons de diferentes locais dentro da escola (sala, cozinha, pátio) e fora dela (ruas movimentadas, parques). Em outra aula, proponha que as crianças transformem o que ouviram. Elas podem fazer isso ao desenhar e imitar. A intenção é mostrar onde há sons estridentes, suaves, bonitos, repetitivos etc. É possível também gravar os sons do ambiente e reproduzi-los em classe.
■2ªetapa
Prepare quatro aulas de investigação e diferenciação dos sons. Com uma boa variedade de materiais em mãos (talheres, pedras, conchas, pedaços de madeira etc.), faça barulhos e peça que os alunos digam o que ouvem e depois classifiquem de acordo com a altura, a intensidade e a duração. Por exemplo, que som faz um talher contra o outro? E se alguém bater mais forte? O acontece se isso for feito dentro de uma caixa de papelão? Há também outras estratégias interessantes para mostrar que cada som tem uma "personalidade" (timbre). Toque instrumentos musicais ou reproduza CDs com sons de