números binários
Nome: Maysa de Oliveira;
Turma: 203;
Professor: Anderson;
Matéria: Matemática.
Números Binários
Entrega: 13/06/2014.
Por volta do século III a.c., o matemático indiano Pingala inventou o sistema de numeração binário. ainda usado atualmente no processamento de todos computadores modernos, o sistema estabelece que sequências de uns e zeros podem representar qualquer número.
Em 1703 Gottfried Leibniz estudou e desenvolveu a lógica em um sentido formal e matemático, utilizando o sistema binário. Em seu sistema, uns e zeros também representam conceitos como verdadeiro e falso, ligado e desligado, válido e inválido. Levou mais de um século para que George Boole publicasse a álgebra booleana (em 1854), com um sistema completo que permitia a construção de modelos matemáticos para o processamento computacional. Em 1801 apareceu o tear controlado por cartão perfurado, invenção de Joseph Marie Jacquard, no qual buracos indicavam os uns, e áreas não furadas indicavam os zeros. O sistema está longe de ser um computador, mas ilustrou que as máquinas poderiam ser controladas pelo sistema binário.
O sistema binário, em que a numeração é representada usando apenas zeros e uns, foi inventado no século XVIII pelo Gottfried e serviu de base para a criação das calculadoras e dos computadores.
Os habitantes de Mangareva, uma ilha na Polinésia Francesa, também usavam uma espécie de aritmética binária 300 anos antes do sistema revelado por Leibniz.
Para o estudo, os cientistas analisaram os vestígios arqueológicos do povo de Mangareva, cujos primeiros colonos se estima terem chegado à ilha entre 500 e 800 d.C. Concluíram que, ainda antes de 1450, a população já utilizava um sistema tradicional com números binários que eram adicionados por etapas na estrutura comum decimal. Possuíam nomes para os números de um a dez, e depois de dez