númeração romano
O sistema de numeração usado hoje em dia é bastante diferente do que hoje chamamos de sistema de numeração romano e que ainda é muito usado hoje em dia.
Existiram algumas mudanças neste sistema e vamos classificar em três partes:
SISTEMA ROMANO-ROMANO: Sistema de numeração usado pelos antigos romanos
SISTEMA ROMANO-MEDIEVAL: O Romano usado durante a idade média
SISTEMA ROMANO-MODERNO: O Romano que atualmente aprendemos na escola e que encontramos em algumas situações.
SISTEMA ROMANO-ROMANO
A maneira mais usual dos historiadores mostrarem a diferença do sistema Romano é mostrando uma foto da Columna Rostrata de Duilius que foi construído em 260 AC seu interesse matemático reside no fato de ser o mais antigo documento Romano que exibe a representação escrita de números muito grandes. Essa parte da coluna mostra como os Romanos fizeram para representar o número 100 000 com 23 cópias do algarismo (((I))), na realidade como esta parte quebrada não podemos dizer ao certo qual número eles queriam escrever mas o que sabemos é que é bastante diferente do que é hoje.
São raros os documentos mais antigos que a Columna Rostrata de Duilius, Apesar disso tudo, temos muitos documentos posteriores comprovando a diferença entre o sistema romano-romano e o romano-moderno: lápides de sepulturas, inscrições de números de identificação em edifícios residenciais ou públicos, etiquetas de vários tipos, etc. Essa constatação pode ser facilmente feita através do exame do Corpus Inscriptionum Latinarum, uma coleção de mais de 40 000 inscrições registradas por especialistas em história da Roma Antiga.
[pic]
RVFVS SITA essa é uma lápide
EQVES
CHO.VIIII.TRACVM
ANN.XL
STIP IIXX
H F C
H S E RVFVS SITA = Rufus Sita ( nome da pessoa sepultada; note que os antigos romanos nao tinham nem a letra U nem a J ); EQVES = eques = soldado de cavalaria; CHO.VIIII.TRACVM = ( serviu na ) nona coorte