o principe - maquiavel
Trabalho sobre:
O príncipe, de Nicolau Maquiavel.
O príncipe, obra de Niccoló Maquiavel, ou Nicolau Maquiavel, na forma “aportuguesada”, mostra a sua intenção de analisar acontecimentos ocorridos ao longo da história, de modo a compará-los à atualidade de seu tempo.
Essa obra, dividida em 26 capítulos, pode se dividir em 5 etapas, que vão da análise de como um principado é conquistado e se mantém, de como os exércitos devem ser tratados, a maneira correta da conduta de um príncipe e de como a Itália se encontrava na época
Fala de repúblicas e principados, dando a estes dicas de como se manter um governo sólido, estável, citando exemplos de outros Estados famosos, como o de Alexandre Magno, e o de Luis XII, da França; citando as atitudes que fizeram com que estes fossem conquistados, mantidos.
Discute que é primeiramente o caráter ou a habilidade do líder individual que determina o sucesso de todo o estado. O livro examina vários meios de adquirir e de manter um principado e avalia cada um deles unicamente pela referência a sua probabilidade de aumentar a glória do príncipe ao servir ao interesse público. Para permanecer no poder, o líder deve estar disposto a desrespeitar qualquer consideração moral, e recorrer inteiramente à força e outras formas de poder, desde que, assim, obtenha ganho.
.
Capitulo I - De quantas espécies são os principados e de que modo podem ser conquistados.
Todo tipo de governo que exerce poder sobre os homens é uma república ou um principado. Os principados se caracterizam por serem hereditários, enquanto que a república tem outras formas de escolha de governo. Podem ser adquiridos através de conquistas, com o uso de armas ou de alianças políticas.
“Todos os estados, governos que tiveram e tem poder sobre os homens, foram e são republicas ou principados.”
“Esses domínios assim adquiridos estão acostumados a viver