Núcleo Celular
O núcleo é geralmente esférico ou oval. É a maior estrutura na célula. O núcleo é o centro de controle da célula porque contém os genes do corpo, que carregam as instruções herdadas para a estrutura e as atividades celulares. Esses genes estão organizados em fila única ao longo de estruturas que contêm DNA chamadas de cromossomos.
Componentes do Núcleo Celular.
O núcleo celular apresenta quatro componentes fundamentais: carioteca ou envoltório nuclear, cromatina, nucléolo, nucleoplasma ou cariolinfa.
Carioteca ou envoltório nuclear: é uma estrutura formada por duas membranas lipoproteicas justapostas e forrada por uma lâmina de filamentos protéicos que delimita o núcleo. Em determinados pontos da carioteca as duas membranas formam poros, que através deles que ocorre a troca de substâncias entre o núcleo e o citoplasma.
Cromatina: são moléculas de DNA enrolados em proteínas, chamadas de histonas, esses são chamados de filamentos de cromatina; esses filamentos ficam descondensados no núcleo, porém quando a célula entra em processo de divisão celular esses filamentos iram se enrolar entre si mesmos, assumindo um aspecto de um bastão curto e relativamente grosso, chamados de cromossomos.
Nucléolo: são massas densas, em geral são uma ou duas presentes no núcleo celular. Eles são constituídos por um tipo especial de RNA que compõe os ribossomos, portanto os nucléolos são um aglomerado de partículas ribossômicas em formação.
Nucleoplasma ou cariolinfa: é a solução aquosa que envolve a cromatina e os nucléolos, semelhantes ao citossol do citoplasma.
Partes das células e Suas Funções.
Membrana plasmática: proporciona comunicação com outras células e varias substâncias químicas, estabelece um gradiente eletroquímico, dá forma e proteção e regula a entrada e a saída de materiais.
Citossol: é o meio onde ocorrem as reações químicas.
Organelas.
Núcleos: Contém os genes e, assim, controla as atividades celulares.