Nível de atividade física em escolares
554 palavras
3 páginas
INTRODUÇÃO O objetivo desta pesquisa é verificar o nível de atividade física em alunos do 9° ano do ensino fundamental II do Colégio Objetivo, na cidade de Itu/SP e verificar sua correlação com o desempenho escolar. A amostra será composta por aproximadamente 70 crianças. Para avaliação do nível e freqüência de atividade física, será aplicado o IPAQ (Questionário Internacional de Atividade Física) – respondido pelos próprios alunos e testes de aptidão física, tais como: impulsão vertical/ horizontal, tiro de 20 m, shuttle run, arremesso de medicine Ball (1 e 3 kg) e abdominais em um minuto. Também serão coletados os dados de peso e altura, para o cálculo do índice de massa corporal (IMC). Para a avaliação do desempenho escolar, serão necessárias cópias dos boletins de notas dos alunos envolvidos na pesquisa, sendo que informações pessoais (nome, sobrenome e turma) serão de caráter sigiloso. Para análise estatística dos dados, será feita a correlação entre alunos praticantes e não praticantes de atividades físicas, de acordo com as informações contidas no questionário, com suas respectivas notas do bimestre.
JUSTIFICATIVA Atualmente os casos de obesidade infantil têm apresentado maior ocorrência, derivando-se da má alimentação e da falta de exercícios físicos. Todo esse conjunto quando não está em harmonia prejudica em vários aspectos na vida de uma criança, até mesmo de um adulto. Mas para uma criança se tudo isso esta em descontrole é um grande fator para diminuir o rendimento escolar, pois pular corda, jogar bola e correr influenciam bastante na capacidade de aprendizado das crianças.
FORMULAÇÃO DA SITUAÇÃO PROBLEMA Será que a prática regular de atividades físicas pode influenciar diretamente o desempenho escolar das crianças? Qual seria a freqüência semanal adequada?
HIPÓTESES Um estudo realizado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, descobriu-se que a atividade física tem