Níveis silábicos
2011
Nível 1 – Pré silábico
A criança ainda não estabelece uma relação entre a fala e as diferentes representações. Ela passa a escrever com desenhos sem formas especificas.
Demonstra intenção de escrever através de traçado linear com formas diferentes, usa letras do próprio nome ou letras e números na mesma palavra. Caracteriza uma palavra como letra inicial, também registra o nome de algo de acordo com seu tamanho físico, ela acredita que se o objeto é grande sua forma de escrita conseqüentemente deverá ser grande e assim vice – versa.
Nível 2 – Pré silábico
Em comparação ao nível 1 o nível 2 é mais evoluído.
O aluno já sabe que não se escreve com desenhos. Ele já usa letras ou, se não conhece nenhuma, usa algum tipo de sinal ou rabisco que lembre letras. Nesse nível o aluno ainda nem desconfia que as letras possam ter qualquer relação com os sons da fala. Ele só sabe que se escreve com símbolos, mas não relaciona esses símbolos com a língua oral.
Acha que coisas grandes devem ter nomes com muitas letras e coisas pequenas devem ter nomes com poucas letras. Acredita que para que uma escrita possa ser lida deve ter pelo menos três símbolos. Caso contrário, para ele, “não é palavra, é pura letra”.
Nível 3 – Silábico
O aluno descobriu que as letras representam os sons da fala, mas pensa que cada letra é uma sílaba oral. se alguém lhe pergunta quantas letras é preciso para escrever “cabeça”, por exemplo, ele repete a palavra para si mesmo, devagar, contando as sílabas orais e responde: três, uma para “ca”, uma para “be” e uma para “ça”.
A criança:
Já supõe que a escrita representa a fala;
Tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras;
Pode ter adquirido, ou não, a compreensão do valor sonoro convencional das letras;
Já supõe que a menor unidade da língua seja a sílaba;
Supõe que deve escrever