NÁLISE DO DISCURSO NAS LETRAS DE MÚSICA
Juliana Dionildo dos Santos2 e Eliane Marquez da Fonseca Fernandes 3
Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, CEP - 74001-970, Brasil
juliana_dionildo@hotmail.com e elianemarquez@uol.com.br
Palavras–Chave: análise do discurso; produção de sentidos; valores discursivos; língua; sujeito INTRODUÇÃO
O presente trabalho discute o discurso nas letras de música do compositor e escritor brasileiro Chico Buarque, especificamente a música infantil “A Galinha”. Tendo em vista que a Análise de Discurso „trabalha com a língua no mundo‟, “com maneiras de significar, com homens falando, considerando a produção de sentidos enquanto parte de suas vidas, seja enquanto sujeitos, seja enquanto membros de uma determinada forma de sociedade”
(ORLANDI, 2005, p.16), nós pretendemos observar por meio disso, como as palavras podem denunciar valores socialmente embutidos numa letra musical, de maneira a apresentar as concepções importantes desses valores discursivos a fim de mostrar como se constituem os sujeitos e os seus discursos.
A música de Chico Buarque descreve cenários caóticos da política brasileira, basicamente nos anos 70, tempos duros de repressão. Além do mais, o escritor e compositor escondia a revolução entre as linhas de suas letras. A partir dessas funções, sabe-se que o autor se preocupa em demonstrar na letra da música momentos de transformação do homem e da realidade em que ele vive. Tomamos por base as concepções de língua, realidade, o nãodito e ideologia conforme Bakhtin (2000, 2003) e Orlandi (2005).
OBJETIVOS
Este artigo tem como objetivo geral descrever e analisar os valores discursivos inscritos em letras de músicas, deste modo, poderá observar também, se há preocupação com
1
Revisado pela Orientadora
Orientada
3
Orientadora
2
o dito e o não dito nos textos musicais, além de compreender como se reafirmam esses valores. METODOLOGIA
Pesquisa de cunho