Nutrição e academia
Eliane Petean Arena
Uma nutrição saudável e equilibrada é fundamental para quem busca saúde e qualidade de vida e a associação entre a prática regular e orientada de atividade física com alimentação balanceada, permite a obtenção de melhores resultados. A musculação é hoje uma das modalidades de exercício mais praticadas. Atualmente, não somente os jovens são adeptos da modalidade, pois tem sido reconhecida a sua importância para o condicionamento físico de idosos, cardiopatas, portadores de osteoporose e até para crianças, desde que com algumas adaptações e cuidados.
Aliada a uma boa nutrição, o exercício realizado em academia traz diversos benefícios ao organismo, tais como: a redução e a manutenção do peso, o aumento do gasto calórico, a perda de gordura localizada, o ganho de massa muscular, uma maior coordenação motora, a melhora da capacidade cardiorespiratória, a diminuição do estresse, a prevenção e a melhora de várias doenças, tais como a diabetes mellitus, a hipertensão arterial, as doenças cardiovasculares, entre outras.
Mas o praticante de academia precisa ter sempre um programa alimentar personalizado e específico. O mais adequado é que um plano alimentar seja elaborado por um nutricionista após avaliação detalhada da pessoa e a partir de informações fornecidas pelo treinador. Essas informações são usadas na criação do cardápio que deve ter, como ponto de partida, a determinação do gasto energético diário. Sabendo o que comer antes e depois dos treinos é fundamental para ter efeitos desejados.
A maior fonte de energia para o trabalho muscular durante o exercício físico é proveniente da glicose do fígado. Isso ocorre quando estamos fazendo nossa atividade física habitual ou quando um atleta de alta performance está em atividade. Essa utilização dos nossos estoques hepáticos de glicose determina perda de até 50% da reserva de glicose, na primeira hora. A utilização dessa fonte de energia também ocorre, normalmente,