Nutrição animal
Professor João Darós Malaquias Júnior
Exercícios Nutrição 1 N1 2009/2
NUTRIENTES COMPONENTES DOS ALIMENTOS
MATERIA NATURAL E MATERIA SECA DOS ALIMENTOS
METODO DE WEENDE E A MODIFICACAO DE VAN SOEST
1) Quais são os carboidratos encontrados na célula vegetal? Agrupe-os em função de sua digestibilidade? Qual é o nutriente que não é encontrado na célula animal?
2) Uma vaca de 450 kg de peso vivo (1,0 unidade animal) consegue ingerir diariamente até 1,5% do peso vivo em FDN de pastagem de boa qualidade. Quantos quilos de matéria seca esta vaca deverá ingerir em uma pastagem com a composição abaixo descrita.
Composição
Capim
Umidade (%)
78,0
PB (%)
2,2
EE (%)
0,5
FDN (%)
15,3
CNF (%)
3,0
MM (%) Cinzas
1,0
TOTAL
100,0
3) Qual será a ingestão diária de carboidratos não fibrosos da vaca da questão anterior? Quais são esses carboidratos? Eles são de alta ou baixa digestibilidade para esta vaca? Porque? Calcular a composição da matéria seca da forragem anteriormente descrita? Calcular a % de conteúdo celular da matéria da amostra.
4) Um rótulo de um alimento para consumo humano mostra a seguinte composição:
PORÇÃO DE 40 GRAMAS:
NUTRIENTES
QUANTIDADE (gramas)
Carboidratos
12
Proteínas
3
Gorduras totais
2
Fibra alimentar
13
Matéria mineral
2
Calcular a porcentagem de ENN, PB, EE, FB e MM da matéria seca deste alimento? Será que este alimento é muito digestível para ruminantes? Porque?
5) Explique porque animais bovinos soltos em pastagens, no período da seca, podem sobreviver por vários meses com pequena ou nenhuma ingestão de pasto seco, e sobrevivem poucos dias sem a ingestão de água.
6) A análise da composição da alimentação fornecida para um grupo de bovinos mostrou a seguinte composição da matéria seca.
NUTRIENTES
COMPOSIÇÃO
PB (%)
16,5
EE (%)
4,5
FDN (%)
35,0
ENN (%)
35,0
Cinzas (%)
9,0
TOTAL
100,0
Considerando que o teor de matéria seca é de 60%, quantos quilos