Nutriword
1218 palavras
5 páginas
Dieta das CoresSaúde & Qualidade de Vida - Saúde & Nutrição
Desde a época de nossas avós aprendemos que antes de tudo “comemos com os olhos”.
Um prato colorido, além de nos induzir ao prazer de comer, traz maior quantidade e diversidade de nutrientes.
1) Como podemos tirar proveito das cores dos alimentos para enriquecer a alimentação? É verdade que quanto mais colorido o prato, mais nutritivo?
A cor dos alimentos é uma ótima pista para selecionar ingredientes com boas doses de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. Outra vantagem é o poder de saciedade que uma dieta colorida pode oferecer, ajudando a controlar os excessos, pois quando você presta mais atenção à comida e saboreia cada alimento, percebe mais prontamente o momento em que atingiu o seu ponto de saciedade, evitando ataques por impulso. Variedade é a palavra chave! Conseguimos uma maior oferta de nutrientes quando variamos ao máximo as cores e sabores.
2) Há estudos desenvolvidos sobre o assunto?
Não exatamente sobre a dieta das cores, mas muitos estudos relacionam uma dieta variada com a boa saúde. Já foram realizados estudos que comprovam que quando ocorre a ingestão apenas de alimentos de uma cor, as chances de ficarmos doentes são maiores. Outros que associam alguns tipos de tumores às dietas, indicando a proteção contra diversos tipos de cânceres através do consumo de certos alimentos tidos como antioxidantes, que protegem levemente a lesão celular, que pode evoluir para neoplasias (que são os cânceres).
3) Além da atratividade, quais são as outras vantagens dessa divisão?
Uma refeição colorida pode ser mais do que atraente. As cores dos alimentos indicam substâncias importantes para o organismo e quanto mais coloridas forem as refeições, maior a diversidade de nutrientes e melhor seu valor nutricional. É claro que não existe uma regra, mas na maioria das vezes funciona desta maneira. As cores dos vegetais trazem diferentes pigmentos importantes para a saúde, por