nutri
Os carboidratos ou glicídios, são moléculas formadas por carbono e água.
Átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio que combinam-se para formar componentes deste grupo de nutrientes
Carboidratos são importantes substratos energéticos para a contração muscular durante o exercício prolongado realizado sob intensidade moderada e em exercícios de alta intensidade e curta duração. a ingestão de carboidratos durante o esforço ajuda a manutenção da glicemia sanguínea e a oxidação destes substratos.
A importância do carboidrato no treinamento de força
O carboidrato tem papel fundamental para o ganho e preservação da massa muscular. O motivo é simples: o carboidrato é o nutriente essencial para manter um estado anabólico no nosso corpo, ou seja, um estado em que formamos tecidos. Tudo isso porque o carboidrato (glicose) é a forma que preferencialmente fornece energia para nosso corpo.
Sem carboidrato, nós passamos a utilizar proteína como fonte de energia, aumentando a formação de produtos tóxicos no nosso organismo, que leva a uma série de consequências negativas na nossa saúde como cetoacidose, inflamação e até mesmo hipohidratação.
Além disso, o carboidrato é essencial para um potente estímulo à insulina, um hormônio essencial para anabolismo muscular por participar da ativação da síntese proteica muscular. Outro motivo: Os nossos músculos mantêm reservas de energia intracelulares na forma de glicogênio, que não passa de um polímero (várias unidades unidas) de GLICOSE, e para recuperarmos nosso músculo após uma sessão de exercício físico precisamos primeiramente recuperar o glicogênio muscular. Isso sem falar no glicogênio hepático (do fígado) que precisa estar recuperado também.
A proteína pode desempenhar esse papel, porém o tempo para realizar é muito maior do que o carboidrato e não faz com a mesma qualidade, gerando produtos tóxicos ao nosso corpo.