nunca sem a sua filha
O que é Aquecimento Global?
Causas
Consequências
Formas de evitar
Responsáveis pelo Aquecimento Global
Bibliografia
O aquecimento global é resultado do lançamento excessivo de gases de efeito estufa (GEEs), sobretudo o dióxido de carbono (CO), na atmosfera.
Esses gases formam uma espécie de “cobertor” cada dia mais espesso que torna o planeta cada vez mais quente e não permite a saída de radiação solar.
Necessitamos de deixar essa capa que cobra a Terra mais fina – ou pelo menos, mantê-la da forma como está hoje.
Fig.2: Esquema do Efeito Estufa, principal causador do
Aquecimento Global
As causas do aquecimento global são muito pesquisadas. Existe uma parcela da comunidade científica que atribui esse fenómeno como um processo natural, ou seja, que o planeta está numa fase de transição natural, um processo longo e dinâmico, saindo da era glacial para a interglacial, sendo o aumento da temperatura consequência desse fenómeno. Fig. 3: Gases Poluentes
No entanto, as principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às actividades humanas, que intensificam o efeito estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases, que retêm o calor proveniente das radiações solares, esse processo causa o aumento da temperatura.
O aumento da temperatura média da superfície da Terra que influencia o regime de chuvas e secas projudica as plantações e florestas. O processo de desertificação de algumas áreas e o alagamento de plantações é provável.
Outro factor de risco é o derretimento das geleiras da Antárctida que em ritmo acelerado aumenta o nível do mar e consequentemente irá inundar as cidades lituânias. A acidificação da água do mar também contribuiria para a escassez de alimento e intensificaria o processo de seca. O