Fichamento rei lear - william shakespeare
Meu bondoso senhor, vós me gerastes, educastes e me amastes, pagando eu todos esses benefícios qual fora de justiça: com obediência e amor vos honro sempre extremamente. Por que têm maridos minhas irmãs, se dizem que vos amam sobre todas as coisas? Se algum dia vier a casar, há de seguir o dono do meu dever apenas a metade de meu amor, metade dos cuidados e das obrigações. Certeza é nunca vir a casar-me como a duas manas, para amar a meu pai por esse modo.
O pai decepcionado com a declaração de sua filha mais nova, proclama:
Então vai ser teu dote só a tua veracidade. Pois pela sagrada irradiação do sol, pelos mistérios de Hécate e, assim, da noite, pelas grandes operações dos orbes que nos fazem viver e definhar: desde este instante me desligo dos laços consangüíneos, preocupações de pai e parentesco, passando a te considerar com uma pessoa estranha a mim e a meu afeto, de agora para sempre. O cita bárbaro ou selvagem que faz da prole pábulo para o apetite, há de ser mais vizinho do meu seio, acolhido e consolado, do que tu, que não és já filha minha.
Logo após o Rei Lear pronuncia tão duras palavras a sua filha Cordélia, ele divide seu reino em duas partes para as duas filhas Goneril e Regane e seus maridos, Duques de Albânia e de Cornualha, respectivamente, não atribuindo a Cordélia qualquer benefício da sucessão real. Indignado com o pensamento e palavras do Rei Lear, Conde de Kent, presente no momento da decisão sobre a divisão do reino, se comove com as palavras sinceras de Cordélia e afirma:
Não;