Nunca comece um projeto...
São várias as situações que levam alguém a querer abrir o seu próprio negócio. Pode ser uma oportunidade apresentada por um amigo ou parente, um novo produto no mercado que surgiu, trazendo rápido retorno do investimento, pensamentos de independência, no próprio ramo do mercado em que já se atua. Mas, geralmente, os maiores motivos são o desemprego e crises econômicas.
Devido a essa necessidade, a vontade de obter resultados rápidos, pode fazer com que coisas básicas e essenciais para que o empreendimento tenha sucesso, passem despercebidos.
A falta de preparo, é um dos itens principais, responsáveis pelo insucesso. Vai-se enfiando os pés pelas mãos, aos trancos e barrancos, e, apenas se espera para ver aonde vai dar, sem que seja feito qualquer estudo ou análise da situação no mercado do ramo escolhido.
Alguns itens são necessários para o sucesso:
- Domínio e conhecimento do ramo. Quanto maior for o conhecimento, maior será a chance do obter sucesso. Esse conhecimento pode vir de experiências anteriores, através de pesquisas, conselhos e dicas de pessoas de ramos semelhantes.
- É necessário tomar as decisões corretas, baseadas em muito estudo do mercado, observar bem as alternativas.
- Desenvolver um plano de negócios. O plano funcionará como um mapa, tendo informações quanto ao mercado, serviços e produtos que serão ofertados, prováveis clientes, pontos fortes e pontos fracos. E esse plano deve estar sempre sendo atualizado, de forma que traga benefícios não só no início do projeto, mas durante todas as etapas. Um outro benefício de ter um plano de negócios bem estruturado é a possibilidade de através dele a captação de capital de terceiros para investimento. Um plano de negócios bem claro, sobre os objetivos, estratégias de marketing, metas e projeções financeiras, auxilia na decisão de um investidor.
- Tentar visualizar os erros enquanto ainda no planejamento, pra evitar cometê-los com o projeto em andamento. O mercado não