Numeração Telefonica
www.ProjetodeRedes.com.br
Numeração Telefônica no Brasil
Este tutorial apresenta a estrutura básica do plano de numeração utilizada em sistemas telefônicos no Brasil.
Autor: Eduardo Tude
Engenheiro de Teleco (IME 78) e Mestre em Teleco (INPE 81) tendo atuado nas áreas de Redes
Ópticas, Sistemas Celulares e Comunicações por Satélite. Ocupou várias posições de Direção em empresas de Teleco como BMT, Pegasus Telecom e Ericsson.
Duração estimada: 10 minutos
Publicado em: 8/9/2003
www.teleco.com.br
1
Material disponibilizado em:
www.ProjetodeRedes.com.br
Numeração: Códigos que identificam um Terminal
Cada terminal do sistema telefônico, seja ele fixo ou celular, tem associado um conjunto de números ou códigos de acesso que permitem que ele seja identificado de forma unívoca em todo o mundo. Para que isto seja possível a União Internacional de Telecomunicações (UIT) estabeleceu recomendações para atribuição e administração dos recursos de numeração e padronizou os códigos de cada país (country code). A Tabela apresenta alguns exemplos.
País
Código do país
Alemanha
49
Argentina
54
Brasil
55
China
86
Estados Unidos
1
Iraque
964
Japão
81
Portugal
351
Os recursos de numeração são administrados no Brasil pela Anatel que identifica os terminais telefônicos através de dois códigos: Código Nacional e Código de Acesso de Usuário.
www.teleco.com.br
2
Código nacional
O código nacional também conhecido como código de área ou DDD identifica uma área geográfica específica do território nacional. Ele é composto por 2 caracteres numéricos. A Figura a seguir apresenta os códigos nacionais utilizado no Brasil.
Mapa Brasil com códigos DDD
Código de acesso de Usuário.
Identifica de forma unívoca um assinante ou terminal de uso público e o serviço ao qual está vinculado. É formado por 8 dígitos (N8+N7+N6+N5+N4+N3+N2+N1) embora em algumas regiões do