Técnico Informática para Web
Central telefônica é um equipamento eletrônico que realiza a ligações entre dois usuários do serviço de telefonia, as principais funções de uma central telefônica são: atendimento, recepção de informação, processamento da Informação, teste de ocupado, interconexão, alerta, supervisão, envio de informação, disponibilidade maior.
Nascida por volta de 1879 em Paris, no mesmo ano em que foi instalada no Rio de Janeiro a Companhia Telephonica do Brasil a criação da Central telefonica foi considerada um avanço importante e surpreendente para a época, essas Centrais Telefonicas precisavam de pessoas para opera-las e funcionavam em sua totalidade com operações manuais. Nesta época surgiram desconfianças de que as telefonistas desviavam propositalmente as ligações. Por isso, criou-se a necessidade de inventar um sistema que dispensasse o intermédio delas. O surgimento das Centrais automáticas que não precisavam de operador/telefonista para fazer uma ligação, eram do tipo eletromecânica, também chamadas de Passo-a-passo. Inicialmente elas foram substituidas pelas centrais Cross Bar “Barras cruzadas” (imagem ao lado), que também eram eletromecânicas e a partir dos anos 70 as empresas de telefonia passaram a utilizar Centrais Digitais, também chamadas CPA “Central de Programa Armazenado”. Essas centrais são consideradas verdadeiros computadores e trabalham com um software interno para execução das operações inerentes: interligar terminais, executar controle, teste e gerenciamento do hardware, identificação de chamadas, transferência de chamadas, ligações simultâneas aos clientes.
Nos dias atuais é fato que as empresas e até mesmo algumas residências necessitam de uma Central Telefonica para fazer a comunicação interna e facilitar o dia a dia seja no trabalho ou ate mesmo em transferencias internas de ligações, e não é só isso, podemos notar que as centrais telefonicas ganharam o gosto principalmente de donos de estabelecimentos comerciais, seja ele um