Nudez
O corpo do cidadão na Atenas de Péricles.
A nudez para os habitantes de Atenas era uma demonstração de dignidade, demonstra cidadania e patriotismo.
Uma explicação para a nudez é a fisiologia. Aqueles que conseguissem manter sua temperatura corporal não precisavam de roupas, eram os mais fortes e ágeis. Falar, ouvir e ler aumentava a temperatura. A diferença na hierarquia é devido á esse motivo, as mulheres eram consideradas seres frios, e por isso, seu lugar é dentro de casa, longe dos espaços á luz do sol, e andavam vestidas.
Os escravos seguem a mesma linha das mulheres, perdiam calor corporal devido á sua condição de escravo.
O CORPO DO CIDADÃO
Atenas de Péricles
O cemitério ficava além dos muros da cidade.
A Acrópole de Atenas servia para a defesa da cidade.
Os atenienses praticavam suas atividades financeiras e comerciais num espaço de 4 km.
As casas tinham um único pavimento, e também era espaço comercial.
O Partenon foi edificado com participação de Péricles.
Na agora, eles instalaram um tribunal, uma assembléia legislativa e um espaço chamado tholos, onde um grupo tratava os problemas cotidianos.
O calor do corpo
O sangue menstrual era considerado sangue frio, e o esperma, sangue fervente. O sexo do feto era determinado com o tanto de calor que lhe era dado.
O homem tendo tido como quente e forte, e a mulher fria e passiva, contribuiu para a construção de que o homem é superior ás mulheres.
Os jovens eram conduzidos á ginásios, onde modelavam seu corpo, aprendiam o uso das palavras, para participarem da democracia da cidade.
Á medida que fosse ganhando maturidade, os ginásios lhes davam instruções dos modos de fazer amor ativamente. Era normal a relação entre um jovem e um homem mais velho, inclusive professores do ginásio. Que a relação erótica era exatamente a mesma que tinham que ter com a cidade.
A VOZ DO CIDADÃO
Espaços de falar
Na Agora, acontecia as reuniões democráticas, inacessível á