Mediação de conflitos internacionai
Resolver conflitos, conciliar, facilitar ou, simplesmente, ajudar a que estes possam ser resolvidos pelas partes implicadas, é uma das actividades humanas que está implícita em todas as formas sociais de relacionamento. (VINYAMATA, 2001, pág.11)
Índice Introdução 4 I - Noção de Conflito 5 1.2 - Estágios da evolução de um conflito 6 II - As Raízes do Conflito Internacional 8 2.1 - O Poder 8 III - Intervenção de Terceiras Partes 10 IV - A Mediação 11 4.1 - O Modelo de Escolhas Estratégicas dos Mediadores 13 4. - O Papel do Mediador 15 4. - Johan Galtung o Professor da Paz 17 4. - Mediador para a Paz 17 4. - A Sua Carreira 18 V - O Conflito Israelopalestiniano - 2000 anos de Intolerância 20 5.1 - Breve Apontamento Histórico 20 5.2 - De Oslo a Camp David 21 VI - O Conflito Moçambicano – um caso de sucesso 22 A Mediação 23 Conclusões 25 Bibliografia 26 Webgrafia: 26 ANEXOS 27 ANEXO I – Código de Ética 28
Introdução
Este trabalho surge no âmbito da disciplina de Dinâmica de Grupos e Gestão de Conflitos do Curso de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos da Universidade Lusófona do Porto. Tem como objectivo, numa primeira fase, definir conflito e as suas etapas de evolução, reconhecer alguns dos motivos que estão na base dos conflitos internacionais.
Numa segunda fase iremos analisar a importância das terceiras partes, nomeadamente do mediador, na função de resolução dos conflitos. Verificando as características que lhe estão associadas e de que forma estas contribuem para alcançar uma solução que satisfaça ambas as partes em conflito.