Nucleo das celulas
Robert Brown (1773 – 1858) um botânico escocês em suas pesquisas analisou que o corpo da célula geralmente possuía um formato mais arredondado, ao qual deu o nome de núcleo (do grego nux: “semente”). Em suas pesquisas ele imaginou que célula possuía esta “semente” em seu núcleo, este núcleo é a maior estrutura da célula animal, e é onde ficam situados os cromossomos.
Os cromossomos são compostos por vários genes, sendo eles os responsáveis por transmitir o material genético hereditário, portanto é certo afirmar que o núcleo da célula é quem transmite as características hereditárias que passam de pai para filho, sendo também o centro importante da e vital célula.
Envoltório nuclear – É uma membrana que envolve todo o núcleo da célula, ela possui alguns poros que são responsáveis pela troca de substância entre o núcleo e o citoplasma.Uma das características desta membrana é que em certo tipos de células ela pode ser mais densa e possuir um maior número de poros dependo do nível de atividade celular no local.
Nucleoplasma – É um substância incolor que preenche o núcleo da célula,sua função é preencher o núcleo da célula.
Nucléolo – Parte arredondada que se encontra imersa no nucleoplasma ou cario linfa. Ele é composto de inúmeros filamentos, estes filamentos contêm os genes, quando a célula se encontra em estágio de divisão celular, este filamentos se tornam mais finos e mais grossos e passam a ser chamados de cromossomos.
A Divisão Celular
A divisão de células é um processo essencial para todos os seres vivos, ele é responsável pelo desenvolvimento do organismo, reparo de lesões e muito importante na reprodução e perpetuação da espécie.
Os cromossomos são responsáveis pela transmissão de nossas características hereditárias, ou seja, aquelas que são passadas dos pais para os filhos. Os cromossomos variam em quantidade e tipo, dependendo da espécie. O corpo humano possui ao todo 46