Ntrodução a informática: evolução dos computadores
Rio Branco – Acre
2012
Introdução
Desde a antiguidade, o ser humano busca e desenvolve meios e máquinas para realizar cálculos, do mais simples ao mais complexo, com o mínimo de tempo e o máximo de eficiência. Dos primeiros cálculos feito com ábaco, até os realizados hoje pelos super computadores, muito tempo se passou mas o princípio continua o mesmo: calcular.
Foram nos anos Pós-Segunda Guerra Mundial, que com a incorporação das novas tecnologias então desenvolvidas, o projeto computador se tornou realidade. Surgiu a Primeira Geração de Computadores, marcada pelos grandes e dispendiosos equipamentos com dezenas de milhares de válvulas, grande consumo de energia e problemas com o superaquecimento. Estes equipamentos trabalhavam por um curto período de tempo e acarretavam grandes problemas de manutenção. Mesmo assim já demonstrava a eficiência do computador em facilitar o trabalho humano.
A Segunda Geração de Computadores, surgiu com o advento dos transistores. Na qual aumentaram a capacidade de memória e o aumento da memória. Eram muito menores, consumiam menos corrente elétrica e duravam muitos anos. Esses computadores ainda custavam milhões de dólares, mas passaram a serem usados em aplicações não militares, como em aplicações comerciais em grandes empresas bem como em controle de processos industriais. A terceira geração ira surgir com a implementação de circuitos integrados. Esses computadores passam a ter diversos componentes miniaturizados e montados em um único CHIP, sendo capazes de calcular em nano segundos, com uma linguagem de programação de alto nível, orientada para os procedimentos. Já a quarta geração caracteriza-se pelo o uso de microprocessador, seguindo a tendência da terceira geração de miniaturização de seus componentes e o aperfeiçoamento dos seus Circuitos Integrados (CI). As linguagens utilizadas nessa geração eram de altíssimo