Instrumentação
No processo industrial e muito importante e medição e o controle da qualidade de fluxo de líquidos, gases e ate sólidos para verifica o rendimento do processo. Onde se encontra esses valores em medição de vazão.
A vazão e dividida em três tipos de cada uma com suas unidades. Além do tipos de escoamento será visto os tipos de medidores do mais simples como o placa de orifício ao mais complexos como os eletromagnéticos entre outros ,informando suas partes constituintes, seu principio de funcionamentos ,aplicação e outras características.
MEDIDOR TIPO PLACA DE ORIFICIO flutuadores podem ter vários perfis de construção e devemos escolher a mais indicada para determinado processo de acordo com as seguintes variáveis. Na figura a seguir, podemos ver os tipos mais utilizados.
Esférico
Para baixas vazões, e pouca precisão, sofre uma influência considerável da viscosidade do fluido.
Cilindro com bordo plana
Para vazões medias e elevadas sofre uma influência média da viscosidade do fluido.
Cilindro com bordo saliente de face inclinada para o fluxo
Sofre menor influência da viscosidade do fluido.
Cilindro com bordo saliente contra o fluxo
Sofre a mínima influência da viscosidade do fluido.
Uma das formas possíveis de aumentar a taxa de fluxo de um rotâmetro é alterar o material da boia, e consequentemente, a sua densidade, mantendo o mesmo tubo e o tamanho da boia. As boias feitas de material menos denso vão atingir um ponto mais alto no tubo, e por esta razão a taxa de fluxo para o mesmo diâmetro do tubo vai ser menor. Boias feitas de material mais denso não vão atingir posições tão altas no rotâmetro e daí a taxa de fluxo ser maior.
Material Flutuador
O material mais empregado nos flutuadores é o aço inoxidável 316, sendo que na indústria para satisfazer exigências de resistência, corrosão, etc., se utilizam outros materiais também. As tabelas a seguir mostram os pesos