ntrabalho
O pensamento mítico possui três características principais, a saber, a função explicativa, na qual o presente é explicado por alguma ação passada, cujos efeitos permaneceram no tempo; a função organizativa, na qual o pensamento mito organiza as relações sociais de modo a legitimar e garantir a permanência de um sistema complexo de proibições e permissões; e a função compensatória, na qual narra uma situação passada, que é a negação do presente, e que serve para compensar os humanos de alguma perda ou para garantir-lhes que um erro passado foi corrigido no presente.
Em que sentido e por que razões pode-se dizer que o pensamento filosófico científico rompe com o pensamento mítico no contexto da Grécia antiga por volta do séc. VI a.C.?
A partir da invasão da Grécia pelas tribos dóricas, começam a surgir as cidades-estados, nas quais haverá uma participação política mais ativa dos cidadãos e uma progressiva secularização da sociedade. O surgimento de uma nova ordem econômica baseada em atividades comerciais e mercantis faz o pensamento mítico deixar de satisfazer com as necessidades da nova organização social.
Por que o pensamento mítico passa a ser considerado insatisfatório?
As colônias gregas no mar Jônico eram cidades cosmopolitas, onde reinava um certo pluralismo cultural, com presença de diversas línguas, tradições, culta e mitos. O caráter da explicação mítica teria se enfraquecido no confronto entre os diferentes mitos e tradições, revelando-se no fato de que cada povo tinha