Nr8-edificações
A Norma Regulamentadora 8, cujo título é Edificações, dispõe sobre os requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações para garantir segurança e conforto aos que nelas trabalham. A NR8 tem sua existência jurídica assegurada, em nível de legislação ordinária, nos artigos 170 a 174 da CLT.
Questões importantes da norma:
• O uso de material antiderrapante deve ser adotado principalmente em escadas localizadas em áreas onde exista a possibilidade de presença de óleo ou área aberta sujeita a umidade e chuva. Deve-se recomendar aos trabalhadores que não corram ao utilizar as escadas. As escadas localizadas nas áreas de manutenção devem ter uma atenção especial, devido à presença de óleo.
• O tamanho dos degraus deve atender às normas técnicas, de modo a evitar quedas, escorregões e tropeços.
• Problemas de infiltração podem resultar em danos nas construções e em danos às instalações elétricas com risco de ocorrência de choque elétrico, pois é comum a instalação de painéis elétricos nas paredes das edificações. Infiltrações podem resultar na fragilização das edificações, podendo resultar em desabamentos ou danos em equipamentos.
• Nos locais onde existe liberação de vapores ácidos (tratamento químico, galvanização e outros), existe a possibilidade real de corrosão química que pode fragilizar estruturas metálicas. Nestes casos, deve-se fazer um sistema de coleta e uma lavagem de vapores, além de realizadas inspeções periódicas com ultra-som para avaliar o nível de perda de material.
• Os locais de trabalho devem ter, no mínimo, 3,00m (três metros) de pé direito, assim considerados a altura do piso ao teto.
• Pisos, escadas e rampas devem suportar cargas móveis a fixas que a elas são destinadas. Escadas e rampas devem ser mantidos em perfeito estado de conservação e construídos de acordo com a norma técnica.
• Toda edificação dos locais de trabalho devem ser projetadas e construídas de forma que evite a