Nr 10
6.1. Introdução
Para que um sistema de energia elétrica opere corretamente com uma adequada continuidade de serviço, com um desempenho seguro do sistema de proteção e, mais ainda , para garantir os limites (dos níveis ) de segurança pessoal, é fundamental que o quesito aterramento mereça um cuidado especial.
O aterramento de um equipamento ou estrutura é um recurso utilizado nas instalações elétricas em geral, que visam fundamentalmente a segurança e a proteção do material e do pessoal, além da melhoria dos serviços elétricos.
Como a função do circuito elétrico do aterramento é descarregar para a terracorrente elétrica de falta de um aparelho, o valor da resistência de terra deve ser baixo, para que esta corrente de falta possa facilmente circular para a terra circunvizinha, evitando assim, choques elétricos e outras consequências ao equipamento e seu operador. Daí a importância de se conhecer os métodos de medição de resistência deterá.
O que é um aterramento em Instalações Elétricas?
Em termos de segurança, devem ser aterradas todas as partes metálicas que possam eventualmente ter contato com partes energizadas. Assim, um contato acidental de uma parte energizada com a massa metálica estabelecerá um curto-circuito, provocando a atuação da proteção e interrompendo a ligação do circuito energizado com a massa. Portanto, a partir do sistema de aterramento, devem-se providenciar uma sólida ligação as partes metálicas dos equipamentos. Por exemplo, em residências, devem ser aterrados os seguintes equipamentos: condicionador de ar, chuveiro elétrico, quadro de medição e distribuição, lavadora de roupas, torneira elétrica, lava-louça, refrigerador, freezer, forno elétrico. No setor elétrico e na indústria, uma análise apurada e crítica devem ser feitas nos equipamentos a serem aterrados, para se obterá melhor segurança possível.
6.2. Tipos de Aterramento
Aterramentos de serviço
: são aqueles que são parte integrante dos circuitos