Historia do direito
AYRES DE JESUS BRAZ JUNIOR
FILME CLEOPATRA
São Paulo
Abril/2013
AYRES DE JESUS BRAZ JUNIOR
FILME CLEOPATRA
São Paulo
Abril/2013
1. Filme Cleópatra
2. Identificar as características do Direito Egípcio presente na produção cinematográfica
3. A situação da mulher egípcia sempre chamou atenção em relação às outras sociedades e também de algumas contemporâneas, em questões das legais e econômicas, as mulheres pareciam ter os mesmo direitos dos homens.
4. Nestas primícias as mulheres quase sempre representam um desafio, pois elas sempre estão na interface de cada um.
5. A mulher egípcia naquela época podia transmitir e administrar as propriedades, tais como, negociar e fazer contratos de todas as ordens, com qualquer pessoa, ela tinha o direito de libertar seus escravos.
6. Além da suntuosidade da cidade de Alexandria em comparação a Roma, as mulheres egípcias tinham muitos direitos e eram equiparadas aos homens na maior parte das leis, quando comparadas com as mulheres romanas. Mulheres egípcias podiam herdar propriedades, participar de transações financeiras, escolher seus próprios companheiros, trabalhar, estudar e outros direitos que as romanas não tinham.
7. A luta pelo poder entre ela e seus irmão gerou uma forte instabilidade política e econômica para o Egito. Diante disso, ela acabou exilada e decidiu pedir o auxílio de Roma
8. Sedutora e extremamente inteligente, ela sabia utilizar-se muito bem do poder que detinha. Num plano audacioso e arriscado, ela enviou a si própria, embrulhada dentro de um tapete, como presente a Júlio César. Após desenrolar-se do tapete, seu argumento foi tão ousado quanto seu plano, ao dizer que havia ficado encantada com as histórias amorosas de César e assim queria conhece-lo. Tornaram-se amantes e ele a ajudou assassinar seu irmão em 51 a.C. Após isto, ela tornou-se a rainha e