Np - capacitores
Um capacitor é um dispositivo que armazena energia potencial elétrica e carga elétrica. Os capacitores possuem infindáveis aplicações, tal como em unidades de flash das maquinas fotográficas ,em um laser pulsante, nos sensores de Air bags automotivos ou em receptores de radio e televisão.
2- Quais os principais tipos de capacitores?
Capacitores de cerâmica;
O capacitor cerâmico de disco ou mais simplesmente chamado de capacitor cerâmico, consiste basicamente em um disco de cerâmica, com uma fina camada metálica em cada uma de suas faces, geralmente esta camada metálica é uma deposição de prata. Possui valores baixos até cerca de 1μF.
Capacitores Eletrolíticos:
Este capacitor é certamente um dos mais conhecidos. Possui alta potência, na escala de 1 μF a 1000 μF. Sua leitura é simples, pois é bem padronizado e os códigos não tem variações como no caso dos cerâmicos. São utilizados os capacitores de 85ºC na maioria dos circuitos convencionais que trabalham com DC e sinais de radio. Os de 105ºC são utilizadas em circuitos de fonte chaveada e onde é necessário uma temperatura de trabalho maior.
Capacitores de filme poliéster e poliéster metalizado:
Os capacitores de poliéster, obviamente são feitos de uma fina lamina de poliéster e aplicado uma fina lamina de alumínio em uma de suas face. Possui valores de aproximadamente 1 nF até 10 μF. O capacitor de poliéster metalizado tem uma peculiaridade bastante curiosa, que é sua "auto regeneração". No caso de haver uma centelha o material metálico depositado sobre a folha de poliéster evapora, removendo a possibilidade de curto-circuito.
Capacitor Supresso de ruído: Este tipo de capacitor é empregado para supressão de ruído oriundo da rede elétrica.
São capacitores construídos de forma a agüentar grandes transientes de tensão, pulsos rápidos.
Esse tipo de capacitor possui duas classes:
O capacitor do tipo "Y" é cerâmico e é utilizado para