Forward Formas de onda
7.1 - CONVERSOR FORWARD
PROF. IVO BARBI
E
RENÉ TORRICO
7.1.1 - Introdução
O conversor forward deriva do conversor buck ao qual é adicionado um transformador de alta freqüência. O transformador têm as funções de adaptar a tensão de saída com a relação de transformação, isolar a carga da fonte de entrada e proteger a carga contra eventuais falhas na saída. O conversor pode ser aplicado em fontes de alimentação para computadores, equipamentos de som, periféricos, etc. onde se requer potências na faixa de
70 a 300W.
A transferencia de potência desde a fonte de tensão de entrada à carga é controlada por um interruptor de potência que opera em freqüências acima de 10kHz.
Geralmente
os
interruptores
utilizados
são
transistores
BIPOLARES, MOSFET’s ou IGBT’s.
Ao igual que no conversor buck, o modo de operação do conversor forward (modo de condução contínua e modo de condução descontínua) é definida normalmente em relação à corrente através do indutor do filtro de saída. Para o conversor forward, é realizado uma descrição do circuito de potência, são descritos as etapas de operação e mostrados as formas de onda para o modo de operação contínua, são realizados estudos teóricos e são resolvidos e propostos exercícios.
7.1.2 - Descrição do Circuito
O conversor forward é mostrado na Fig. 7.1.1. Ele é composto pêlos seguintes componentes: fonte de tensão de entrada Ve; interruptor controlado S1; transformador de alta freqüência Tr com três enrolamentos, NP
(primário), NS (secundário) e Nd (de desmagnetização); diodo de desmagnetização Dd; diodo de transferencia D1; diodo de roda livre D2 ; filtro de saída dado pelo indutor Lo e o capacitor Co, e resistência de carga Ro.
Capítulo 0 – Modelo Provisório
1
iD1
A
Lm
Nd
+
Ve
Lo
iLo
Io
C
Np:Ns
E
+
+
+
V1
V2
_
_
D1
_
VLo
iCo
D2
Ro
Co
iLm
iDd
S1
D