Noções gerais de administração
Conceitos básicos
A administração trata, desde seus primórdios, de organizar o trabalho de forma racional. A partir do final do século XIX, começa a adquirir o status de ciência, com as tentativas de aplicação de métodos científicos ao estudo e aprimoramento do trabalho, assim como ao desempenho do trabalhador. Desde então, há sucessivas definições para esta atividade. Maximiano (1997), por exemplo, sugere que "a administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos". Sob esta ótica, várias pessoas estão envolvidas na administração de uma organização do terceiro setor, mesmo que, à primeira vista, não se percebam como tal.
A administração se caracteriza como uma atividade meio; não é um fim em si mesma. Administrar diz respeito ao desempenho da organização como um todo, em um determinado contexto. Desempenho, por sua vez, está relacionado aos conceitos de eficácia, eficiência e efetividade. Eficácia é a capacidade de realizar objetivos, eficiência é utilizar produtivamente os recursos, efetividade é realizar a coisa certa para transformar a situação existente.
Portanto, os conceitos e técnicas de administração devem servir para que as organizações alcancem o desempenho que desejam. Sinteticamente, estas funções podem ser descritas da seguinte maneira:
• Planejamento – diz respeito às decisões sobre objetivos, ações futuras e recursos necessários para realizar objetivos.
• Organização – compreende as decisões sobre a divisão de poder, traduzido em autoridade, tarefas e responsabilidades entre pessoas e na divisão de recursos para realizar as tarefas.
• Direção ou coordenação – trata de ativar as pessoas para atingir os objetivos propostos e proporcionar o sentido de missão, na expressão de Peter Drucker.
• Controle – abrange as decisões sobre a compatibilidade entre objetivos esperados e resultados alcançados.
No entanto, as organizações não