Servidores de conteúdo
APACHE
O Apache foi criado pela National Center of Supercomputing Applications (NCSA). Em 1995 foi lançada sua primeira versão oficial (0.6.2). Desde essa data, houveram diversas mudanças no projeto e a que mais se destacou foi o Shambhala, uma arquitetura criada para o Apache que acabou sendo incorporado definitivamente ao servidor.
Além de ser um software livre, o Apache é o servidor de conteúdo mais utilizado no mundo até então. Está disponível para o Linux e outros sistemas operacionais baseados no Unix, Windows, Novell Netware e OS/2. Pode executar códigos em PHP, ASP, Shell Script, Perl, podendo também ser utilizado como servidor FTP, HTTP, dentre outros.
A combinação mais comum do Apache é com PHP e o banco de dados MySQL.
Em relação a sua exigência de hardware, varia de acordo com a aplicação, mas com 64 MB de memória RAM é possível usá-lo sem problemas em um ambiente corporativo pequeno. No caso de sites na internet, deve-se ter um hardware potente, de acordo com o que os acessos do site exigem.
O Apache também suporta criptografia via Crypto, MD5, SSL e Certificados digitais e restrições de acesso para cada diretório do servidor, tornando-o mais seguro.
Sua versão mais atual é a 2.4.
IIS
O IIS (Internet Information Services, anteriormente denominado Internet Information Server) é um servidor criado pela Microsoft para seus sistemas operacionais. A primeira versão foi utilizada no Windows NT Server versão 4, e foram feitas várias atualizações.
Sua principal característica é a criação de páginas HTML dinâmicas, utilizando a tecnologia ASP, porém pode ser utilizada com outras tecnologias através de módulos de terceiros.
Em 2002, foi lançada a plataforma .NET e o IIS passou a gerenciar o ASP.NET, que tem como uma das características compilar antes de executar, o que é uma vantagem em relação ao PHP.
O IIS não é uma ferramenta livre, tem código fechado e requer uma licença de uso. A cada instalação ou atualização é