Servidores de conteudo
IIS (Internet Information Services)
Histórico
É um servidor web criado pela Microsoft para seus sistemas operacionais. Sua primeira versão foi introduzida com o Windows NT Server versão 4, e passou por várias atualizações. É também o sucessor do PWS. Atualmente, a versão mais atual é o IIS 7.5 ( disponível apenas no Windows Server 2008 R2 e Windows 7 ).
Características:
Uma de suas características mais utilizadas é a geração de páginas HTML dinâmicas, que diferentemente de outros servidores web, usa tecnologia proprietária, o ASP (Active Server Pages), mas também pode usar outras tecnologias com adição de módulos de terceiros.
Depois do lançamento da plataforma .NET em 2002 o IIS ganhou também a função de gerenciar o ASP.NET. Este é formado basicamente por dois tipos de aplicações:
Páginas Web: Tradicionais acessadas por usuários, contém a extensão ASPX
Web Services: Funções disponibilizadas pela rede, chamada por aplicativos ASMX
O ASP.NET, assim como o seu concorrente direto, o JSP, é compilado antes da execução. Esta característica traz vantagens sobre as opções interpretadas, como o ASP e o PHP.
Componentes em IIS
IIS contém vários componentes que desempenham funções importantes para a aplicação e funções de servidor Web no Windows Server 2008 (IIS 7.0) e Windows Server 2008 R2 (IIS 7.5). Cada componente tem responsabilidades, como escutar as solicitações feitas ao servidor, os processos de gestão, e leitura de arquivos de configuração. Estes componentes incluem ouvintes de protocolo, como HTTP.sys e serviços, como o World Wide Web Publishing Serviço (serviço WWW) e Windows Serviço de Ativação de Processos (WAS).
Pilha de protocolo de transferência de hipertexto (http. sys)
O ouvinte HTTP faz parte do subsistema de rede dos sistemas operacionais Windows, e ele é implementado como um driver de dispositivo de modo kernel chamado a pilha do protocolo HTTP (http. sys). Escuta de http. sys para solicitações HTTP da rede,