Noções do departamento de compras
1 NOÇÕES FUNDAMENTAIS DE COMPRAS ³A arte de comprar está se tornando cada vez mais uma profissão e cada vez menos um jogo de sorte. Em muitos casos não é o custo que determina o preço de venda, mas oinverso. O preço de venda necessário determina qual deve ser o custo. Qualquer economia, resultando em redução de custo de compra, que é uma parte de despesa deoperação de uma indústria, é 100% lucro. Os lucros das compras são líquidos´.(HENRY FORD) 1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Embora todos saibam comprar, em função do cotidiano de nossas vidas, éimprescindível a conceituação da atividade, que significa procurar e providenciar aentrega de materiais, na qualidade especificada e no prazo necessário, a um preço justo, para o funcionamento, a manutenção ou a ampliação da empresa.
1.2 CONCEITO DE COMPRA É a função responsável pela obtenção do material no mercado fornecedor, interno ouexterno, através da mais correta tradução das necessidades em termos de fornecedor /requisitante. É ainda, a unidade organizacional que, agindo em nome das atividadesrequisitantes, compra o material certo, ao preço certo, na hora certa, na quantidade certae da fonte certa.
1.2.1 Material Certo É importante que o comprador esteja em situação de certificar-se se o materialcomprado, de um fornecedor está de acordo com o solicitado. O comprador deve, portanto, desenvolver um sentido técnico a fim de descobrir eventuais discrepânciasentre as cotações de um fornecedor e as especificações da Requisição de Compras. Ocomprador deve ter condições de reconhecer, em uma eventual alternativa de cotação,uma economia do custo potencial ou a idéia de melhoria do produto. Evidentemente, emtais circunstâncias, a decisão final não será do comprador, mas ele deve ter habilidade para encaminhar aos setores requisitantes ou técnicos da empresa essas sugestões.Toda vez que uma requisição não for suficientemente clara, o comprador deverásolicitar esclarecimentos ou, se