noções direitos trabalhistas
1. INTRODUÇÃO
O Direito Trabalhista ao longo do tempo e por todo o mundo veio evoluindo e buscado regular a s relações entre empregador e empregado. Nesta relação o empregado conseguiu grandes vitórias, que garantiram melhoras significativas nas condições de trabalho. No Brasil não foi diferente, e entre as grandes conquistas foram a Carteira de Trabalho e Previdência Social e o Direito a férias. Porem ainda há conflitos entre os interesses das empresas e dos trabalhadores, muitos deles ocorrem durante o processo de seleção para emprego.
Neste trabalho serão abordados: a evolução histórica das condições do trabalho no mundo e no Brasil, as principais características da Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, os principais critérios relacionados ao direito a férias, os conceitos de seleção, recrutamento e treinamento, as principais falhas cometidas durante estas atividades relacionadas com a legislação trabalhista e o questionário feito no Supermercado Bem Mais sobre os assuntos aqui abordados.
2. EVOLUÇÃO HISTÓRICA
A palavra trabalho origina-se do Latim: Tripalium, que era uma espécie de instrumento de tortura. No início, o trabalho foi considerado como castigo. Como exemplo, temos a primeira forma de trabalho à escravidão (os escravos não tinham direitos, eram considerados como uma propriedade). E assim, continuou durante muitos séculos pelo mundo.
Depois por volta da segunda metade do século XIX, devido a alguns movimentos na Europa, começa-se trabalhar para melhorar a questão social. Com isso, houve várias conquistas entre elas a Revolução Francesa de 1848, que reconheceu o direito ao trabalho.
Com a Revolução Industrial o trabalho se torna em emprego e os trabalhadores começam a trabalhar por salários.Com isso nasce a causa jurídica, porque os trabalhadores começam a se reunir para reivindicar melhores condições de trabalho como: menor